Um processo bem conhecido na indústria de metais é o corte laser, um serviço que trouxe inovação para o mercado ao revolucionar as possibilidades das metalúrgicas em se trabalhar com geometrias.
Em um ramo que era dominado pela guilhotina e o corte por punção (puncionadeiras) ou ainda o corte plasma, as máquinas de corte laser chegaram para ampliar a forma de se enxergar a produção de peças de metais como carbono e inox, oferecendo mais velocidade e qualidade.
Neste texto, a Procortelaser separou algumas das principais perguntas que costuma ser recorrentes para quem está chegando nesse mercado. Acompanhe o texto até o fim para conhecer as respostas dessas principais dúvidas.
Como funciona o corte a laser?
Quando se pensa em corte a laser, quem não conhece logo faz a pergunta: mas do que se trata esse serviço? Vamos lá!
Trata-se de um processo onde o corte é feito por separação térmica. Uma vez atingido pelo feixe de laser, o material aquece-se ao ponto de se derreter ou se vaporizar completamente até iniciar o corte.
Qual a vantagem do corte laser?
Mesmo sendo um processo que precisa derreter ou vaporizar o material cortado, a perda é mínima, permitindo uma precisão muito maior que o plasma, por exemplo, mesmo mantendo uma alta velocidade.
Como a máquina de corte laser faz leitura da geometria?
Todas as máquinas de corte laser, mesmo as mais antigas, é integrada a um sistema CAD/CAM que faz a referência para leitura das linhas de corte. É um procedimento muito seguro quando se faz corretamente, garantindo o corte exato do que for programado. Para isso, é necessário não só bons softwares para assegurar toda operação, como também profissionais experientes que possam ter um olhar analítico sobre cada caso.
Qual o valor do corte a laser?
A grande dúvida de quem terceiriza esse serviço é o preço a ser pago por ele. Para responder esse tipo de dúvida, é necessário entender a geometria a ser cortada e todas as suas características. Tamanho, quantidade de furos, espessura: tudo isso mudará o famoso tempo de corte das peças. Por isso, é importante que uma análise seja feita minuciosamente.
Quais materiais são possíveis ser cortados?
Depende. Existem máquinas lasers para diferentes trabalhos. Na Procorte, o ramo de atividade é a chaparia metálica, logo, carbono, alumínio e inox são os mais recorrentes de serviços. No caso, máquinas que atuam com corte laser de fibra e cristal são capazes de cortar metal.
Há máquinas específicas que podem cortar outros tipos de materiais, como madeira, MDF, borrachas, vidros, tecidos, acrílico, plástico ABS, bambu, isopor, couro, cortiça, fórmica, entre outros.
Quais espessuras corta-se nessas máquinas?
No caso da Procortelaser, que conta com três máquinas de fibra óptica de até 6000 w de potência, é possível cortar até 1 polegada em carbono, respeitando as tolerâncias de mercado (+- 0,2 mm). Isso varia muito da potência do equipamento, que define não só a espessura, como também a velocidade em que se fará a operação.
O que a Procortelaser oferece?
Além dos serviços de lasers, a Procorte conta com dobradeiras CNC que trabalha com mesa de comprimento de até 4000 mm, com garantia de precisão, agilidade e qualidade para os projetos apresentados pelo cliente. Há também amplo setor de solda e acabamento para serviços de montagem.
Encaminhe os seus desenhos para o e-mail: contato@procortelaser.com.br, por onde passará pela analises de orçamentistas experientes de mercado. A Procortelaser conta com departamento técnico e engenharia para a devida orientação do projeto desde o orçamento até a entrega final do produto.